Axiomas Fundadores

asas_axioma

Apresentação

Fundado, a 19 de Abril de 1997, por Manuel J. Gandra, apresentando-se como a primeira organização lusófona do género.  Tem sede em Mafra-Portugal e no Rio de Janeiro. Estende ao Brasil o foco de seus estudos, visando tornar-se um centro de referência em cultura simbólica no âmbito dos povos falantes de Lingua Portuguesa. Em 2014, integrou-se oficialmente ao INSTITUTO MUKHARAJJ BRASILAN.

 

Pretende, conforme determina o seu objeto, preencher uma cada vez mais sensível lacuna, promovendo o estudo transdisciplinar da Cultura Simbólica Tradicional, designadamente nas suas vertentes mítico-hermético-religiosas e, como seria de esperar, prestando uma atenção muito particular às suas manifestações em Portugal-Brasil e no âmbito lusófono.  O acervo documental do Cesdies é especializado em: Sebastianismo e Quinto Império; Impérios do Divino Espírito Santo; Ordem do Templo de Portugal; Iconografia e Simbólica na Arte Portuguesa; História e Geografia Míticas de Portugal e Brasil; Hermética.  

 

No desempenho do seu objeto promoverá, a solo ou em parceria, todo o tipo de iniciativas adequadas e consentâneas, bem como facultará serviços de consultoria bibliográfica, iconográfica e simbólica, além de publicação e divulgação de seus trabalhos.

Objectos e Fins:

1. Incentivar a pesquisa, inventário e sistematização da iconografia e da cultura simbólica tradicional dos povos luso-afro-brasileiros.

2. Promover ou empreender ações de formação e informação tendentes à:
a. Complementação da aprendizagem escolar.
b. Reconversão dos recursos humanos nas matérias do seu objeto.
c. Constituição de um corpo de agentes de enquadramento conforme as exigências do seu objeto.
d. Criação de uma maior consciência do valor e importância da cultura simbólica tradicional no quotidiano.

3. Constituir um banco de dados e promover a sua difusão num âmbito nacional e internacional.

4. Propiciar a circulação e divulgação da informação coligida, empreendendo cursos de formação, colóquios, seminários, palestras, mostras, exposições e visitas de estudo no âmbito do seu objeto e nomeadamente sobre:
a. O dinamismo do imaginário e seus conceitos operatórios.
b. As fontes da cultura simbólica.
c. As filosofias do simbolismo e respectivos sistemas hermeneuticos.
d. O simbolismo do Templo.
e. Os símbolos e a sua migração.

5. Promover a cooperação, troca de experiências e agenciamento de intermediação com o espaço lusófono e comunitário, relativamente às áreas e disciplinas concernentes ao seu objeto, designadamente com Universidades e outras instituições de ensino de âmbito público ou privado, bem como, com quaisquer entidades conduzindo projetos no domínio do seu objeto.

6. Promover o enquadramento e realização de atividades de prestação de serviços nacionais e internacionais, nomeadamente de consultoria, edição e distribuição de publicações especializadas, produção e distribuição de sistemas multimédia e de outros suportes logísticos de apoio e equipamentos exigidos à prossecução dos seus fins.
Todo o acervo de estudos, pesquisas, textos, documentos e imagens do INSTITUTO MUKHARAJJ BRASILAN-CESDIES constituem a base dos nossos cursos, palestras, workshops e seminários, bem como, são publicados em formatos de livros, ebooks, brochuras. Clique aqui (link para Livraria da Loja)

Copright:

Os conteúdos do site do Centro ERNESTO SOARES de Iconografia e Simbólica estão sujeitos a copyright, sendo, no entanto, permitida a sua difusão desde que não destinada a fins comerciais e na condição de ser expressamente citada a fonte deles.

Contactos CESDIES:

Centro ERNESTO SOARES DE Iconografia e Simbólica, Mafra • Rio de Janeiro

Fundado a 19 de Abril de 1997, por Manuel J. Gandra

Director-Presidente: Manuel J. Gandra [manueljgandra@gmail.com]- Tel.:96307-5514

Director Brasil: Loryel Rocha [loryelrocha@gmail.com]- Tel.: 21 97632-7313

Site Brasil/Portugal: www.imub.org

topo