ernesto_soares

Ernesto Soares

Biografia

Ernesto Leandro Rodrigues Soares nasceu em Mafra, filho do escrivão de Direito, José Rodrigues Soares e de D. Nazaré Rodrigues Soares, a 27 de Fevereiro de 1887.

 

Realizou os seus estudos no Colégio de Campolide, concluindo o curso liceal na Escola Académica, em Lisboa.

 

Em 1910, casa com Sara de Sousa Simões Soares, filha do farmacêutico Abílio Freire Rolim, de Mafra, muitos anos proprietário da Farmácia Rolim, de Mafra.

 

Exerce a profissão de escrivão de Direito na sua terra natal até 1914. É preso neste ano por ter aderido à sublevação monárquica, ocorrida a 20 de Outubro, que ficou conhecida por Revolta da Água-Pé (cf. Democracia, 8 Nov. 1914). Acusado de ser um dos principais cabecilhas do movimento (cf. Democracia, 10 Jan. 1915), seria julgado e condenado a dezoito meses de prisão e seis meses de multa a vinte centavos (cf. Democracia, 17 Jan. 1915).

 

Uma vez posto em liberdade, fixa residência em Lisboa, tornando-se professor de Português e Latim no Colégio Académico e, posteriormente, na Escola Lusitânia, da qual chegou a ser subdirector.

 

Passa a dedicar-se ao estudo da história da gravura e dos gravadores portugueses, publicando em 1927 o seu primeiro trabalho de investigação.

 

A partir de então produziria quase ininterruptamente considerável número de artigos e obras sobre o assunto, bem como acerca da Iconografia Portuguesa, da qual pode ser justamente considerado o maior investigador português de todos os tempos.

 

Um amigo mafrense descreveu-o como “admirável conversador, cujo convívio encantava pela sua vasta memória, sempre viva e presente, sobretudo em assuntos de arte”.

 

Foi membro da Associação dos Arqueólogos Portugueses e sócio da Academia Portuguesa de Ex-Libris e da Academia Nacional de Belas Artes.

 

Faleceu em Lisboa, no dia 17 de Dezembro de 1966.

Bibliografia

Subsídio bibliográfico

1927

*Subsídios para a História da Gravura em Portugal, Coimbra, 1927

1928

*Apontamentos biográficos do Gravador Gregório Francisco de Assis e Queiroz, Lisboa, 1928 [MNAA: 16109]

1929

*Catálogo da Exposição Iconográfica de D. João VI e a sua época(Assoc. Arqueólogos Portugueses, 22 Março 1929), Lisboa, 1929 [BN: BA 2557(2º) V] Com Henrique de Campos Ferreira Lima

*Desenhadores e Gravadores, Lisboa, 1929 [Sep. Arquivo Nacional de Ex-Libris, com Cardoso Martha; BN: BA 2408(5º) P]

*Uma récita de benefício há 86 anos, inFeira da Ladra, v. 1 (1929), p. 76-80

*A propósito do artigo Modas de ontem e de hoje, in Feira da Ladra, v. 1 (1929), p. 145-150

*D. Sebastião no Limoeiro, in Portucale, v. 2, n. 11 (Set.-Out. 1929), p. 345-349 [reporta-se à iconografia de António José Dias de Aguiar, sebastianista preso em 1813 no Limoeiro]

1930

*Prémios da Sociedade Promotora das Belas-Artes em Portugal, Gaia, 1930 [BN: BA 3783 V]

*Biblioteca Lusitana de Diogo Barbosa Machado, Lisboa, 1930-1935, 4 vols. [Ed. diplomática, juntamente com Machado de Faria, Cunha Saraiva e Figueiroa Rego; BN: B 2818-2825 V]

*Francisco Bartolozzi e os seus discípulos em Portugal, Gaia, 1930 [BN: BA 480(3º) P]

*Em que se dá relação de alguns quadros e das vicissitudes por que tem passado o nosso património artístico, in Feira da Ladra, v. 2 (1930), p. 31-33

*Onde se vê que o culto de Minerva não se opõe ao de Baco, in Feira da Ladra, v. 2 (1930), p. 89-91

1932

*A Oficina Régia Litográfica: pequenas achegas para o estudo da História da Litografia em Portugal, inArqueologia e História, v. 10 (1932)

*As Exéquias de D. João V, in Feira da Ladra, v. 4, n. 4 (1932), p. 145-154

1933

*A Gravura Artística sobre Metal (Síntese Histórica), in Arquivo Histórico de Portugal, v. 1 (1933), n. 3, p. 133-148 e n. 4, p. 149-168 [BN: BA 317 V]

*O Terramoto de 1755 em Mafra, in O Concelho de Mafra (4 Jun. 1933) [BMMafra]

1934

*David Perez (Subsídios para a sua biografia), in Feira da Ladra, v. 6 (1934), p. 205-222

1935

*Sequeira e Trono miniaturistas, in Portucale, v. 8, n. 46-47 (Jul.-Out. 1935), p. 140-145 e n. 48 (Nov.-Dez. 1935), p. 209-214 [MNAA: 2644]

*Livro da matrícula dos discípulos ordinários da Aula Pública de Desenho a qual principiou a ter exercício no 1º Dezembro do ano de 1781, Lisboa, 1935 [BN: BA 1900 (10º) V]

*Gravura Artística em Portugal (Síntese histórica), Lisboa, 1935 [BMMafra]

*O gravador suiço Benjamim Comte (Subsídios para a sua biografia, seguida da descrição da sua obra artística), Lisboa, 1935 [BN: BA 569(3º) V]

*Um ex-libris manuscrito, in Feira da Ladra, v. 7 (1935), p. 64-67

*Super-Libros Portugueses raros, Lisboa, 1935

1936

*D. João V e Mafra, in O Concelho de Mafra (7 Mar. 1936)

*In illo tempore, in O Concelho de Mafra (15, 22 e 29 Ago. e 5 Set. 1936)

1937

*Dicionário de Gravadores Portugueses e Estrangeiros: séculos XVI e XVII, Lisboa, 1937, tomo I [único publicado; BMMafra]

*Joaquim Pedro de Sousa (Apontamentos biográficos e artísticos), in Trabalhos da Associação dos Arqueólogos Portugueses, v. 2 (1937) [BN: BA 1946(1º) V]

*A Revista Archeion e os trabalhos actuais sobre os Descobrimentos marítimos Portugueses, Lisboa, 1937 [Sep. Arquivo Histórico de Portugal, v. 2; BN: HG 15840 (15º) V]

*O Infante D. Manuel, 1697-1766 (Subsídios para a sua biografia), in Arquivo Histórico de Portugal, v. 3 (1937) [BN: HG 15839(9º) V]

*Um Aniversário, inO Concelho de Mafra (2 Jan. 1937)

*Velharias Mafrenses, in O Concelho de Mafra (25 Set. 1937)

1938

*Cercos de Moçambique defendidos por D. Estêvão de Ataíde, Capitão General, Governador daquela Praça, escritos por António Durão e agora reimpressos, conforme a edição de 1633, com prefácio de Edgar Prestage e notas de C. R. Boxer (Lisboa, 1937), in Bazar das Letras das Ciências e das Artes(Supl. Literário da A Voz), a. 3, n. 30 (14 Out. 1938)

1939

*Fisionotraço: gravura sobre metal, in Arquivo Histórico de Portugal, v. 4 (1939)

1940

*Perfis Humorísticos da Restauração, in Congresso do Mundo Português, v. 7, tomo 2, Lisboa, 1940, p. 407-446 [BN: HG 16990 V]

*História da Gravura Artística em Portugal: os Artistas e as suas Obras, Lisboa, 1940-1941, 2 vols. [BN: BA Co 22/1-22/2 V] e 1971

*Nova demanda e sentença a favor dos officiaes aprendizes e degredo do Seram, in Feira da Ladra, v. 9 (1940), p. 36-45

1941

*Gregório Francisco de Queiroz, gravador em metal (A sua vida e a sua obra), Lisboa, 1941 [MNAA: 5611]

1943

*Francisco Bartolozzi em Portugal, in Estudos Italianos, n. 7-8 (1943), p. 110-118 [BN: J 5301 B]

*A Iconografia Lusitana nos Centenários, in Trabalhos da Associação Portuguesa dos Arqueólogos, v. 6 (1943) [BN: BA 2963 V]

*O Infante D. Manuel, 1697-1766 (Subsídios para a sua iconografia), Lisboa, 1943 [BN: HG 17735 (8º) V]

*Iconografia do Infante D. Manuel, in Bol. dos Museus Nacionais de Arte Antiga, v. 2, n. 8 (Lisboa, 1943), p. 174-178

1944

*D. João V visto pelos seus contemporâneos, in O Concelho de Mafra, n. 402 (19 Nov. 1944)

1945

*Retratos, in Museu, v. 4, n. 10 (Porto, 1945) [BN: BA 3005 V], p. 206-214

*Almanaques, Prognósticos, Lunários e Sarrabais de Lisboa no século XVIII, in Bol. Junta de Província da Estremadura, s. 2, n. 10 (Set.-Dez. 1945), p. 319-336 [BN: P 2763 V]

1947

*Dicionário de Iconografia Portuguesa: retratos de portugueses e de estrangeiros em relações com Portugal, Lisboa, vol. 1 [com Henrique de Campos Ferreira Lima] [BN: SA 3115 A; BA 5936 V]

*Dona Catarina de Bragança, Rainha de Inglaterra (Elementos iconográficos), Lisboa, 1947 [BN: BA 2265 (10º) V]

1948

*Dicionário de Iconografia Portuguesa: retratos de portugueses e de estrangeiros em relações com Portugal, Lisboa, vol. 2 [com Henrique de Campos Ferreira Lima] [BN: SA 3116 A; BA 5937 V]

*Vieira Portuense na obra gravada de Bartolozzi, Porto, 1948 [BN:BA 2301 (4º) V]

*Desenhos do Album Cifka no Museu de Arte Antiga (Catálogo da 9ª Exposição Temporária do MNAA), Lisboa, 1948 [BN: BA Co 39 P]

1949

*Iconografia do Infante Dom Henrique (Subsídios), in O Tripeiro, s. 5, a. 5, n. 6 (Out. 1949), p. 121-123

1950

*Dicionário de Iconografia Portuguesa: retratos de portugueses e de estrangeiros em relações com Portugal, Lisboa, vol. 3 [com Henrique de Campos Ferreira Lima] [BN: SA 3118 A; BA 5938 V]

*Séries Régias Icónicas (Subsídios para o seu estudo), Lisboa, 1950-1954-1960, 3 séries [MNAA: 2644]

1951

*Evolução da Gravura de Madeira em Portugal (Séculos XV a XIX), Lisboa, 1951 [BN: BA 2375 V]

1952

*A Colecção Calcográfica da Universidade do Porto – I – Bartolozzi, Lisboa, 1952 [BN: BA Co 144 V]

*Uma estranha Iconografia, inExposição Iconográfica de Dom Miguel I, Rei de Portugal e Algarves (Palácio da Independência, Maio 1952), Lisboa, 1952, p. 13-16

*O enxoval de uma Princesa no século XVIII, in Antiqualhas, História, Bibliografia, Arte (1952), p. 29-42 [BN: HG 18724 V]

*El-Rei D. Fernando II, Artista, Lisboa, 1952 [BN: Res 1415 A] (Prémio José de Figueiredo)

1954

*José Vicente Sales: pintor, desenhador e gravador, in Bracara Augusta, v. 5, n. 1-3 (26-28) (Out. 1953-Jun. 1954), p. 87-89 [BN: HG 19125 (9º) V]

*Dicionário de Iconografia Portuguesa: suplementos, Lisboa, 1954, vol. 1

*Grande Enciclopédia Portuguesa e Brasileira, Lisboa, 1954

1955

*Inventário da Colecção de Registos de Santos, Lisboa, 1955 [BN: BA 2687 V]

*A Ilustração do Livro (séc. XV a XIX), in Arte Portuguesa – Artes Decorativas (dir. João Barreira), v. 2, Lisboa, 1955, p. 137-178 [BN: BA 1280 V]

*Introdução a D. João VI, Príncipe e Rei (A Bastarda), de Ângelo Pereira, Lisboa, 1955

1956

*Vieira Lusitano e António Joaquim Padrão, inOlisipo, a. 19, n. 73 (Jan. 1956), p. 33-35

*Os Jesuítas, o Atentado e a Execução de Belém, inOlisipo, n. 74, p. 77

*Crime de lesa Arte contra Mafra há 113 anos, in O Concelho de Mafra (Mar. 1956)

1958

*Francisco de Sá de Miranda (Elementos iconográficos), Lisboa, 1958 [BN: L 47935 P]

*Guia Bibliográfica, inDicionário Bibliográfico Portuguêsde Inocêncio Francisco da Silva, v. 23, Coimbra, 1958

1959

*Iconografia do Infante D. Henrique, Lisboa, 1959 [BN: HG 21316 V]

1960

*Dicionário de Iconografia Portuguesa: suplementos, Lisboa, vol. 2

*O Retrato do Infante, Prefácio de O Infante D. Henrique: elementos Iconográficos de Camacho Pereira, Lisboa, 1960

1961

*Dicionário de Iconografia, v. 5, Lisboa, 1961

1962

*Figuras de Cera, inOlisipo, n. 100 (1962), p. 137

*Assistência, Caridade e Gratidão, in O Concelho de Mafra (30 Abr. 1962)

1964

*Dr. Luís Chianca de Pina Manique, Cientista, Arqueólogo e Artista, in Arqueologia e História, s. 8, v. 11 (1964), p. 147-164 [BN: HG 24118 V]

1965

*Breve notícia de milagres: “ex-votos” relacionados com o Rio e Barra do Douro, inBol. Cultural da Câmara Municipal do Porto, v. 28, n. 1-2 (Mar.-Jun. 1965), p. 5-15 [BN: SC 26206 V]

*Um Manual de Orações Setecentistas, in O Tripeiro, s. 6, n. 5 (Mai. 1965), p. 129-133 [BN: J 5355]

*Estampadores e Impressores: contribuição para o estudo das Artes Gráficas, in Bol. Acad. Portuguesa Ex-Libris, a. 10 (Jul. 1965), p. 173-185 [BN: PP 10295 V] e n. 33-36 (1966) [BN: SA 31588 V]

1971

*História da Gravura Artística em Portugal: os Artistas e as suas obras, Lisboa, 1971, 2 vols. (2ª edição)

1975

*Inventário da Colecção de Estampas – Série Preta, v. 1, Lisboa, 1975

topo