top of page
  • Foto do escritorIMUB

ILHAS MÍTICAS DO IMAGINÁRIO LUSO – Arguim

ARGUIM

Nuno Tristão deparou, em 1443, com um grupo de três ilhotas, entre a costa do Saará e a do Senegal, as quais baptizou com este nome. O Infante D. Henrique haveria de ordenar a construção de uma fortaleza neste arquipélago, para assegurar a segurança do entreposto e as prerrogativas da Ordem de Cristo, que ali passou a ser detentora de uma comenda das que pagavam os três quartos, avaliada em 25 mil réis na centúria de quinhentos.


Arguim numa Carta de Sebastião Lopes (c. 1565)

Os madeirenses vêem nestas ilhas, que se avistam para os lados do Porto Santo, o refúgio de D. Sebastião após Alcácer Quibir e, ainda em tempos recentes, os pescadores afirmavam serem frequentemente surpreendidos pela visão da ilha Encoberta na linha do horizonte. Alfredo de Freitas Branco, por seu turno, sublinha que:

“[…] a credulidade popular é tão sincera e espontânea que todos os anos, na noite de S. João, quando o povo [da Madeira e Porto Santo] desce do arraial, e vai ao mar ver a sua sombra ou ouvir os clamores distantes da Cidade Encantada [que sobe “à flor da água”], perdidos entre o marulhar das ondas, é vulgar soarem as trovas regionais, invocando o Rei D. Sebastião e pedindo-lhe que deixe o seu encantamento de Arguim […]” (107 Cf. Alfredo de Freitas Branco, Algumas lendas e alguns monumentos do Arquipélago da Madeira, in Arqueologia e História, v. 3 (1924), p. 155-15)

 Fragmento do livro GUIA TEMPLÁRIO DE PORTUGAL: A DEMANDA DAS ILHAS MÍTICAS, Gandra, Manuel J., novembro 2016

54 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

O PAPEL DE LULA NO CONTROLE DA ESQUERDA

Carlos Vereza (2006) no programa Jô Soares afirma uma verdade insofismável: “O Lula é uma cria da USP, das Comunidades Eclesiais de Base e do Gen. Golbery do Couto e Silva”. Confirma um dado important

A MAÇONARIA NO CÓDIGO DE DIREITO CANÔNICO DE 1917

A Maçonaria, lançada oficialmente, em 1717 nasce com uma tripla missão: derrubar a relação entre o Trono e o Altar e implantar a República Maçônica Universal.  Tal missão, em suma, visava simplesmente

bottom of page