top of page
  • Foto do escritorIMUB

O ENEAGRAMA E O CURSO DO QUARTO CAMINHO – Loryel Rocha

O célebre axioma atribuído a Hermes Trimegisto afirma que tudo que acontece em cima (Céu) se repete embaixo (Terra). Esse pensamento oriundo de uma Tadição Espiritual constitui a linguagem científica mais antiga da humanidade, influenciando o pensamento de todas as culturas, cujos pictogramas permanecem intactos.

Assim, o homem vivencia os assuntos e as leis de vários Céus construíndo o seu caráter como forma pura da personalidade. A temática do Eneagrama apresenta dois aspectos bem distintos: o psicológico e o místico, organizados e em analogia segundo os números consoante a aritmosofia pitagórica e platônica. A personalidade é uma “construção”, portanto, demanda um trabalho exterior (exotérico/sócio-cultural) e interior (esotérico/anímico/moral) que o homem tem de fazer sobre si para construir uma personalidade mística no sentido pleno e autêntico do termo.


O vídeo anexo mostra os números do Eneagrama por Balam Ehecatl. Veja o que era conhecido como aritmosofia, parte da filosofia hermética, que elevou as matemáticas à altura de um sacerdócio: “Tudo está organizado segundo o número” (Pitágoras).

NOVA TURMA! EM BREVE!

71 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

O PAPEL DE LULA NO CONTROLE DA ESQUERDA

Carlos Vereza (2006) no programa Jô Soares afirma uma verdade insofismável: “O Lula é uma cria da USP, das Comunidades Eclesiais de Base e do Gen. Golbery do Couto e Silva”. Confirma um dado important

A MAÇONARIA NO CÓDIGO DE DIREITO CANÔNICO DE 1917

A Maçonaria, lançada oficialmente, em 1717 nasce com uma tripla missão: derrubar a relação entre o Trono e o Altar e implantar a República Maçônica Universal.  Tal missão, em suma, visava simplesmente

bottom of page