top of page
  • Foto do escritorIMUB

Pero de Magalhães Gândavo sobre o descobrimento do Brasil

“[…] por deixar nome àquela província, por ele novamente descoberta, mandou [Cabral] alçar uma Cruz no mais alto lugar de uma árvore, onde foi arvorada com grande solenidade e bênçãos de Sacerdotes que levava em sua companhia, dando à terra este nome de Santa Cruz, cuja festa celebrava naquele mesmo dia a santa madre Igreja (que era aos três de Maio). O que não parece carecer de mistério, porque assi como nestes Reinos de Portugal trazem a Cruz no peito por insígnia da ordem e cavalaria de Cristo, assi prouve a ele [Cristo] que esta terra se descobrisse a tempo que o tal nome lhe pudesse ser dado neste santo dia, pois havia de ser possuída de Portugueses, e ficar por herança de patrimônio ao mestrado da mesma ordem de Cristo (História, cap. 1, fl. 7).”


Conforme se pode comprovar acima, Gândavo deixa expresso que o nome “Terra de Santa Cruz” era em razão da Ordem de Cristo, a Santa Cruz dos Templários e da Ordem de Cristo.

 

Conforme dito hoje no programa A REPÚBLICA:

Autores/Cronistas portugueses que fizeram os enlaces da Língua Portuguesa com o Império: 1) João de Barros Gramática da língua portuguesa (1540) e Décadas da Ásia (publicadas a partir de 1552); 2) Pero de Magalhães Gândavo, Regras que ensinam a maneira de escrever e a ortografia da língua portuguesa (1574). Depois de Gândavo os cronistas que fizeram a composição fônico-morais: Gabriel Soares de Sousa, Tratado descritivo do Brasil(1587); Ambrósio Fernandes Brandão, Diálogos das grandezas do Brasil.(1618); fr. Vicente do Salvador, História do Brasil (1627); pe. Antônio Vieira, Sermões (1662); pe. Simão de Vasconcelos, Crônica da Companhia de Jesus do Estado do Brasil. (1663).

 

Conforme dito hoje no programa A REPÚBLICA:

Dicionários com margem mínima de perversão são os do século XIX, notadamente os de Portugal. No Brasil, até 1950 tem uma leva que se pode usar. Depois dela, NENHUM. O do Houaiss é GRAMSCISMO PURO. Se tiver só guarde como estudo para ver como os termos neolinguísticos esquerdistas que seriam utilizados futuramente já estavam TODOS lá colocados.

 

46 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

O PAPEL DE LULA NO CONTROLE DA ESQUERDA

Carlos Vereza (2006) no programa Jô Soares afirma uma verdade insofismável: “O Lula é uma cria da USP, das Comunidades Eclesiais de Base e do Gen. Golbery do Couto e Silva”. Confirma um dado important

A MAÇONARIA NO CÓDIGO DE DIREITO CANÔNICO DE 1917

A Maçonaria, lançada oficialmente, em 1717 nasce com uma tripla missão: derrubar a relação entre o Trono e o Altar e implantar a República Maçônica Universal.  Tal missão, em suma, visava simplesmente

bottom of page