top of page
  • Foto do escritorIMUB

As 7 Mentiras Sobre o Brasil Criadas pelo Império



O Conselheiro Acácio de hj (31 de maio de 2024), trouxe o tema: "As 7 Mentiras Sobre o Brasil Criadas pelo Império".


A imagem de capa do programa é o estudo da Bandeira Provisória da Republica Brasileira (Novembro de 1889) feito sobre a Bandeira do Império do Brasil (1822-1899).

Entre outras alterações, nota-se o barrete frígio (da Maçonaria) substituindo a Coroa imperial. Este estudo (que acabou não prevalecendo) foi feito logo após a Proclamação da República e, consta do Acervo do Museu Mariano Procópio, Minas Gerais.

Segundo o General Couto de Magalhães, era a intenção de Deodoro da Fonseca manter alguns traços estilísticos da Bandeira do Império, de autoria equivocadamente atribuída ao francês Jean-Baptiste Debret, eliminado apenas a Coroa imperial. Porém contrariando o desejo de Deodoro, a Igreja Positivista, ou o Apostolado Positivista do Brasil que tinha grande influência no Governo Provisório, nas figuras de Benjamim Constant e Demétrio Ribeiro, fizeram prevalecer a ideia de modificar por completo o projeto da Bandeira da República, culminando na Bandeira atual.

Bandeira do Império do Brasil, acervo do Museu Imperial de Petrópolis


"Em 2009 quando ruiu parte do teto do prédio que abriga o Templo da Humanidade, sede da Igreja Positivista do Brasil na cidade do Rio de Janeiro, tornou-se notícia a descoberta das relíquias do acervo ali guardado. Dentre elas, esquecidos numa gaveta estavam os desenhos do projeto de uma nova bandeira para o Brasil republicano idealizada pelos seguidores da filosofia positivista do francês Augusto Comte (1798 – 1856)"

[Fonte: Instituto Histórico de Petrópolis].

18 visualizações0 comentário

Kommentare


bottom of page