• IMUB

OS JESUÍTAS E O ENSINO DA ASTROLOGIA NO COLÉGIO DE SANTO ANTÃO, LISBOA – Loryel Rocha

A aula 36 da ESCOLA ABERTA de hoje falou sobre um tema completamente escamoteado e sobre o qual pairam as maiores sandices: o ensino da ASTROLOGIA dentro da Igreja, tido como proibido.

Pois bem, os Jesuítas estiveram à frente de vários estabelecimentos de ensino nos domínios portugueses do século XVI ao XVIII, pois, eram funcionários públicos da Coroa Portuguesa. Entre as instituições a cargo da Ordem religiosa está o COLÉGIO DE SANTO ANTÃO estabelecido em Lisboa no ano de 1553 e que esteve em funcionamento até a expulsão dos jesuítas, decretada pelo Marquês de Pombal no ano de 17591.


Nesse Colégio se realizaram estudos sobre as novidades científicas e a ciência náutica. A AULA DA ESFERA era o ponto central do Colégio. Os Jesuítas ensinavam: ASTROLOGIA, ARQUITETURA, GNOMÔNICA, QUIROMÂNCIA, CATÓPTRICA, entre outras.

Serão acusados de hereges?

Imagens:

Fig 1- Aula da Esfera, painel de azulejo português. Hospital S. José, Lisboa.


Fig.2- Discussão das observações das fases de Vénus no manuscrito das aulas de G.P. Lembo, na Aula da Esfera do Colégio de Santo Antão, em Lisboa, 1615/16: Vénus tem de orbitar em torno do Sol.

32 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Carlos Vereza (2006) no programa Jô Soares afirma uma verdade insofismável: “O Lula é uma cria da USP, das Comunidades Eclesiais de Base e do Gen. Golbery do Couto e Silva”. Confirma um dado important

A Maçonaria, lançada oficialmente, em 1717 nasce com uma tripla missão: derrubar a relação entre o Trono e o Altar e implantar a República Maçônica Universal.  Tal missão, em suma, visava simplesmente