Theodoro Sampaio

Dentre as figuras “esquecidas” pela historiografia nacional está o preto Theodoro Sampaio, filho de uma escrava negra, um dos maiores pensadores brasileiros de seu tempo. Engenheiro, cientista, viajante, naturalista e romântico é autor de uma bibliografia de vasta erudição geográfica e histórica sobre a contribuição das bandeiras paulistas na formação do território nacional. Sua contribuição para os saberes indígenas, as pinturas rupestres em sítios arqueológicos nacionais, e a pré-história do Brasil foram marcantes. Participou de expedições ao Rio São Francisco e seus cadernos de desenhos são notáveis.
Amigo pessoal de Euclides da Cunha, auxiliando-o inclusivamente com conhecimentos sobre o sertão baiano na elaboração do livro “Os Sertões”.
O silêncio nacional sobre a obra de Sampaio é auto-explicativo: ele é uma das vozes importantes sobre os estudos da Pré-História do Brasil.

12 de julho de 2017

3 responses on "Theodoro Sampaio"

  1. Eveline Imbert de Figueredo30 de setembro de 2017 at 00:16Responder

    Não sabia disso! Obrigada por esclarecer… É muito triste o que acontece aqui no Brasil! Não valorizarmos nossa própria gente! Como somos ignorantes!

  2. Adgefeson Rodrigues dos Santos30 de outubro de 2017 at 12:46Responder

    Muito interessante.

  3. Não sabia sobre isso. Interessante que os movimentos sociais negros nem nunca mencionaram o nome de Theodoro Sampaio, Luis Gama, André Rebouças e por aí vai…

Deixe sua mensagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

topo
X