Museu-da-Emblemata-Luso-Brasileira

test_thum

 

Em breve.

test_thum

 

Em breve.

test_thum

 

Em breve.

test_thum

 

Em breve.

“Emblema: Imagem visual carregada de significado simbólico e muitas vezes acompanhada de textos explicativos […] Em sua forma mais típica, o emblema consistia em uma figura, um mote e um verso explicativo (ou epigrama)…”.DICIONÁRIO OXFORD DE ARTE. São Paulo: Martins Fontes, 1996, p. 173 (Edição original: THE OXFORD DICTIONARY OF ART. London: Oxford University Press, 1988).

 

Vivemos em contacto directo e íntimo com símbolos e marcas corporativas, cuja concepção e difusão visa suscitar o reconhecimento instantâneo dos produtos e bens de consumo que têm a finalidade de representar.   Estes símbolos e marcas não são uma invenção nem do marketing, nem da publicidade hodiernos.  Com efeito, eles constituem o corolário de uma vetusta tradição da intimidade do verbo com a imagem, elaborada na antiguidade por Simónides e Horácio e consagrada pela expressão ut pictora poesis.

 

O acervo deste museu, em contínua actualização, é constituído por essa casta de autores do aro da lusofonia, cujas obras são basilares no campo das artes plásticas e não só.  A literatura e cultura emblemática encontrou na Península Ibérica, notadamente em Portugal, um campo fértil para sua recepção e difusão.

Disponibiliza, gratuitamente, em formato digital, textos, imagens e PDFs que estão livres de direitos autorais, bem como, livros de autores ligados à lusofonia.

Envie seu Arquivo

Em breve.

test_thum

Seu nome (obrigatório)

Seu e-mail (obrigatório)

Assunto

Sua mensagem

Arquivo

Arquivos JPG e PDF somente. Limite 7MB

topo