Transmissão do Conhecimento: o NOÉTICO e o PNEUMÁTICO

Se saber oral não constitui uma linha de Tradição e de transmissão de Conhecimento, então que se proibam as Famílias e as Religiões.


Há 2 tipos de transmissão do Conhecimento: o NOÉTICO e o PNEUMÁTICO. O primeiro (NOUS-Razão/Mente), transmite-se de boca a ouvido, de homem para homem; o segundo (PNEUMA-Espírito), transmite-se de um Ser Divino para o homem, vem do Alto para o Baixo. Ambos existem desde todo o sempre em todas as culturas do mundo, não sendo exclusiva de nenhuma em particular. Somente com o positivismo o Conhecimento PNEUMÁTICO passou a ser considerado um engodo e inferior ao NOÉTICO. Mas, antes deles, a filosofia grega, notadamente Aristóteles, deu sua enorme contribuição para transformar os Mitos e o Pneuma em algo menor que a Razão.

Deus fala à Moisés- é PNEUMA; O Espirito Santo vem sobre os Apóstolos- é PNEUMA; o Orixá fala do Pai de Santo- é PNEUMA; Tupã fala ao Cacique- é PNEUMA, etc….

Sócrates fala à Platão- é NOÉTICO; Johannes Tritemus fala a Paracelso- é NOÉTICO; os jesuítas ensinam Astrologia no Colégio de Santo Antão- é NOÉTICO; o professor ensina ao aluno na escola- é NOÉTICO.

Ambos são Conhecimento, não redutíveis nem comparáveis entre si. Ambos as formas de transmissão existem e SEMPRE existiram ao longo da história da humanidade. Se a pessoa desconhece isso ela não tem a menor condição de entender o que seja uma CULTURA o que dirá, então, a ALTA CULTURA.


Festas populares, folclore e tradição oral constituem documentos primários, não escrito.

Imagem do Post: Festa do Divino Espírito Santo nos Açores.

23 de abril de 2017

0 responses on "Transmissão do Conhecimento: o NOÉTICO e o PNEUMÁTICO"

Deixe sua mensagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

topo
X