top of page
  • Foto do escritorIMUB

Transmissão do Conhecimento: o NOÉTICO e o PNEUMÁTICO

Se saber oral não constitui uma linha de Tradição e de transmissão de Conhecimento, então que se proibam as Famílias e as Religiões.

 

Há 2 tipos de transmissão do Conhecimento: o NOÉTICO e o PNEUMÁTICO. O primeiro (NOUS-Razão/Mente), transmite-se de boca a ouvido, de homem para homem; o segundo (PNEUMA-Espírito), transmite-se de um Ser Divino para o homem, vem do Alto para o Baixo. Ambos existem desde todo o sempre em todas as culturas do mundo, não sendo exclusiva de nenhuma em particular. Somente com o positivismo o Conhecimento PNEUMÁTICO passou a ser considerado um engodo e inferior ao NOÉTICO. Mas, antes deles, a filosofia grega, notadamente Aristóteles, deu sua enorme contribuição para transformar os Mitos e o Pneuma em algo menor que a Razão.


Deus fala à Moisés- é PNEUMA; O Espirito Santo vem sobre os Apóstolos- é PNEUMA; o Orixá fala do Pai de Santo- é PNEUMA; Tupã fala ao Cacique- é PNEUMA, etc….

Sócrates fala à Platão- é NOÉTICO; Johannes Tritemus fala a Paracelso- é NOÉTICO; os jesuítas ensinam Astrologia no Colégio de Santo Antão- é NOÉTICO; o professor ensina ao aluno na escola- é NOÉTICO.

Ambos são Conhecimento, não redutíveis nem comparáveis entre si. Ambos as formas de transmissão existem e SEMPRE existiram ao longo da história da humanidade. Se a pessoa desconhece isso ela não tem a menor condição de entender o que seja uma CULTURA o que dirá, então, a ALTA CULTURA.

 

Festas populares, folclore e tradição oral constituem documentos primários, não escrito.

Imagem do Post: Festa do Divino Espírito Santo nos Açores.

153 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo

O PAPEL DE LULA NO CONTROLE DA ESQUERDA

Carlos Vereza (2006) no programa Jô Soares afirma uma verdade insofismável: “O Lula é uma cria da USP, das Comunidades Eclesiais de Base e do Gen. Golbery do Couto e Silva”. Confirma um dado important

A MAÇONARIA NO CÓDIGO DE DIREITO CANÔNICO DE 1917

A Maçonaria, lançada oficialmente, em 1717 nasce com uma tripla missão: derrubar a relação entre o Trono e o Altar e implantar a República Maçônica Universal.  Tal missão, em suma, visava simplesmente

bottom of page